Naoum Shebib
Français | English | Portugês | العربية

Cairo Motor, 1947 diapo cairo motor

Em 1947, a empresa Cairo Motor contratou Naoum Shebib para construir um edifício contendo seu centro administrativo e junto um grande espaço destinado á exposição e vendas de automóveis e caminhões de Soto (Chrysler).

Descrição

Um edifício central destinado à área administrativa e mais duas alas para a exposição dos veículos.

Construção

Além do edifício central, cada ala foi construída com um imenso espaço sem colunas centrais para a melhor circulação dos veículos. Cada uma delas era coberta por um telhado em forma de abóboda de betão armado de fina espessura e apoiadas em apenas oito colunas periféricas

A técnica patenteada ''Voûte Chébib''(Abóboda Shebib) consistia em um molde, feito de terra argilosa, com formato de abóboda e hastes de aço posicionadas de tal forma, permitindo que o betão derramado no molde revestisse essas hastes. Uma vez o betão endurecido, a abóboda era lentamente levantada por um engenhoso sistema de macacos até atingir sua posição final.

Resumo de Um Artigo Publicado pela Chrysler Corporation

A técnica "Voûte Chébib" (Abóboda Chébib) ultrapassou para além das fronteiras do Egito. Em 1950, um artigo no jornal publicado pela Chrysler Corporation, divisão de exportação, Michigan, EUA, de março/abril, foi intitulado: "eles construírem o telhado no chão".

« Capitão Raymond Flower, diretor geral da Cairo Motor Company, disse: "que segundo seu conhecimento, este sistema de construção, era único". Naoum Shebib, criador da técnica, disse sabiamente "(...) uma folha de papel, sustentada em apenas uma extremidade, poderia suportar um peso leve ou talvez nem mesmo o seu próprio peso; mas, dobrando todas as extremidades em forma de colher, ela suportaria várias vezes o seu peso".