Com uma altura de 187 metros (613 pés) e um diâmetro de 14 metros (46 pés), a Torre do Cairo foi, na sua época, uma das torres de betão armado das mais altas do mundo.
Com uma altura de 187 metros (613 pés) e um diâmetro de 14 metros (46 pés), a Torre do Cairo foi, na sua época, uma das torres de betão armado das mais altas do mundo.
Os trabalhos começaram em 1954, mas, devido à guerra no Canal de Suez, foram interrompidos por quase três anos, de 1956 a 1959.
A abertura oficial da torre teve lugar 11 de abril de 1961.
O motivo de losangos em betão armado que cobre a torre cresce mais e mais, dando a aparência de um movimento guiando o olhar para cima.
As linhas que se entrelaçam ao longo da altura se abrem ligeiramente na parte superior, imitando uma flor de Lótus de inspiração faraônica.
As linhas em losango, diferentes umas das outras, precisaram de cálculos complexos para sua concepção e as competências especiais para sua execução.
Vista de noite.
O granito rosa polido de Aswan, que era um material freqüentemente utilizado pelos antigos egípcios, foi o escolhido para a base da torre e para a escadaria principal.
Oito milhões de pequenos mosaicos que revestem as superfícies exteriores da torre foram escolhidos pela sua aparência e resistência às intempéries.
No topo da torre, tem um restaurante giratório, uma cafeteria e um mirante com telescópios, oferecendo uma vista panorâmica de 360 graus de toda a cidade.
Visão noturna do andar do mirante.
Uma sala VIP foi montada no segundo andar.
Vista diurna do andar do mirante.
Texto oficial atestando que Naoum Shebib foi o arquiteto, engenheiro e empreendedor da Torre do Cairo
.
Em 11 de abril de 1961, primeira emissão do selo da Torre do Cairo.
O selo da Torre do Cairo (valor de 10 milésimos de libra egípcia).
A estrutura da torre é composta por um corpo central em betão armado, de quatro pilares periféricos e plataformas distribuídas ao longo da altura.
Essas plataformas dão apoio ao envelope exterior feito de losangos em betão armado.
Nesta fase de construção, a escada que faz parte do corpo central é aparente.