Naoum Shebib - O Arquiteto
Naoum Shebib implantou no Egito os primeiros marcos de uma arquitetura moderna com a construção da Torre do Cairo, assim como os primeiros arranha-céus e as abóbodas de betão armado de pouca espessura.
Na visão de Naoum Shebib, a arquitetura de um edifício deve ser o reflexo de sua estrutura, sem acrescentar elementos desnecessários; visão que se traduz em formas puras, sóbrias e inovadoras, sem esquecer o bem estar dos ocupantes.
A Torre do Cairo caracteriza-se pela pureza de suas linhas, pela autenticidade dos materiais utilizados e pela habilidade no uso estrutural do betão armado, que permitiram construir um revestimento, leve, decorativo, elegante e transparente.
Quanto aos arranha-céus, construídos em 1954 e 1958 tem respectivamente 22 e 31 andares, cujos apartamentos de uma funcionalidade e conforto realmente notáveis, destacam-se pelas formas simples e elegantes, característica de uma visão moderna de urbanização.
Na construção desses edifícios de apartamentos, assim como em outros projetos, Naoum Shebib empregou claustras (treliças) sob diferentes formas para criar sombras nas paredes ensolaradas, aproveitando, ao máximo, a ventilação natural, demonstrando assim seu compromisso de adaptar a forma arquitetônica com o bem estar dos ocupantes.
Naoum Shebib era fascinado pelas abóbadas e acabou criando e patenteando a ''Voûte Chébib'', abóbada em betão armado de pouca espessura, que por não precisar de colunas de sustentação, sendo o apoio repartido sobre toda a construção periférica do imóvel, cobre grandes áreas de uma forma muito funcional e harmoniosa. Pode-se dizer que abóbodas de betão armado de fina espessura são a assinatura do arquiteto.
O cinema Ali Baba e o edifício Cairo Motor representam a utilidade da patente ''Voûte Chebib' com suas enormes abóbadas, oferecendo grandes espaços abertos e funcionais.
As duas igrejas ''Sainte Catherine'' e ''Sainte Thérèse'' exemplificam a harmonia arquitetônica das abóbadas, cujas formas suaves convidam á contemplação e á meditação.
Além dos seus sucessos mais conhecidos, ele construiu edifícios de quatro até onze andares, espaços comerciais, prédios de escritórios, casas residenciais, fábricas, escolas e igrejas.
Filantropo dedicado á sua comunidade e sensível ás necessidades dela, doou seus serviços para determinados projetos. São atribuídas a ele a construção completa de uma escola (no bairro pobre do Cairo '' Kolali '') e a concepção e construção de três igrejas: ''Imaculada Conceição'', ''Sainte Catherine '' e ''Sainte Thérèse''.