Naoum Shebib
Français | English | Portugês | العربية

O segundo arranha-céu do Cairo, 1958

Um prédio de 31 andares: diapo_gc2

Em 1958, Naoum Shebib foi o arquiteto, o engenheiro e o construtor do segundo arranha-céu do Cairo, situado na Rua Corniche do Nilo, no bairro Garden City. Este arranha-céu é conhecido como Edifício Belmont, por causa de um cartaz afixado no edifício, mas seu nome oficial é Sabet Sabet em homenagem ao seu proprietário original.

Descrição

gc2Este edifício de 106 metros (350 pés) sobe, em direção ao céu, com elegância e requinte, oferecendo aos seus moradores uma vista deslumbrante sobre o Nilo. Com suas linhas limpas, este arranha-céu foi o início do modernismo no Egito, e com certeza introduziu uma mudança radical no conceito de edifícios residenciais.

Construção

A construção e a localização deste imponente edifício, ás margens do rio Nilo, num terreno de solo argiloso, requereu um estudo criterioso, devido à necessidade de se chegar a uma profundidade de mais de 25 metros (82 pés) para encontrar a rocha. A instalação da base permitiu o suporte das fundações necessárias para o assentamento de um prédio desta envergadura. As fundações, estacas de betão armado, especialmente desenvolvidas para este edifício, foram introduzidas, verticalmente no solo, através de bate-estacas para atingir a rocha. Tanto a fabricação do material usado, como a confecção dos betões armados, e outros materiais, foram fiscalizados por um controle super rigoroso.