Naoum Shebib
Français | English | Portugês | العربية

Igreja Sainte-Thérèse, Port-Saïd, 1948

Às margens do Canal de Suez, na cidade de Port-Saïd, em 1948, Naoum Shebib atuou como engenheiro civil, arquiteto e construtor, projetando a igreja de Santa Thereza (Sainte-Thérèse) para a comunidade cristã maronita.

Descrição diapo_ste-Therese

A igreja é constituída de uma grande abóboda de betão armado, que compõe o telhado e as paredes arredondadas, de uma moderna e originalidade arquitetônica, sem nenhuma coluna de sustentação. Em perfeita harmonia, essa estrutura proporciona aos visitante uma visão acolhedora e aconchegante.

ste-ThereseNa fachada principal, um grande arco abrange uma ampla abertura decorada de claustras (treliças) com figuras geométricas.

Nas laterais, duas grandes janelas, também decoradas com claustras (treliças), permitem a passagem de luz que proporcionam luminosidade e vida em seu interior.

Do alto do campanário, uma cruz, de linhas retas e delicadas, sobe em direção ao céu, formando um harmonioso contraste com a abóboda da igreja. A decoração geométrica que orna o campanário lembra a claustra (treliça) da fachada principal.

Construção

A realização da estrutura da igreja de Santa Thereza representou naquele momento um grande desafio técnico, pois a superfície de betão armado, que forma a abóboda do teto, foi construída utilizando-se um molde feito em madeira.