Naoum Shebib
Français | English | Portugês | العربية

Naoum Shebib - O Inovador Diapo Innovateur

InnovateurSe as abóbadas finas de betão armado apresentavam uma proeza técnica, sendo que podiam atingir 800 metros quadrados (seja 8600 pés quadrados), o método utilizado nas suas construções era único. Naoum Shebib inventou um método que consistia em formar um molde de terra argilosa em forma de abóbada e posicionar hastes de aço, derramando o betão até cobrir as hastes. Uma vez o betão endurecido, a abóbada era levantada por um sistema de macacos a sua posição final que poderia atingir 12 metros (40 pés) de altura. Esse método foi patenteado com o nome de "Voûte Chébib".

Para os terrenos que não podiam suportar cargas concentradas, Naoum Shebib inovou, criando um tipo especial de base, aumentando os pontos de apoio, permitindo distribuir a carga sobre uma área maior de terreno. Esse tipo de fundação era construído em abóbadas de betão armado, de fina espessura, em forma de parabolóide hiperbólica, que tinha uma altura de cerca 2 metros (6 pés). Os moldes eram confeccionados no chão, antes da colocação do metal e de derramar o betão. A utilização desta forma permitia ter uma grande área de apoio no chão usando o betão armado, que obtinha sua força através da forma hiperbólica parabolóide.

Finalmente, o arquiteto-engenheiro também desenvolveu um tipo de estacas manuais de grande resistência com um mínimo de compactação. Estas estacas manuais permitiam construir uma fundação sólida usando meios simples.