A Torre do Cairo, 1961 
Devido à sua fama e à sua expertise na estrutura, Naoum Shebib foi escolhido pelo governo egípcio em 1954 para conceber e construir uma torre que seria o símbolo do Egito moderno.
Naoum Shebib atuou tanto como arquiteto, engenheiro civil e empreiteiro principal. Os trabalhos começaram em 1954, mas, devido à guerra no Canal de Suez, foram interrompidos por quase três anos, de 1956 a 1959. A abertura oficial da torre teve lugar 11 de abril de 1961.
Com uma altura de 187 metros (613 pés) e um diâmetro de 14 metros (46 pés), a Torre do Cairo foi, na sua época, uma das torres de betão armado das mais altas do mundo.
A torre está localizada na ilha de Gezira (ou Guezireh), no centro do Cairo. Este monumento turístico serve tanto como uma torre de observação como de comunicação .
Descrição
A Torre do Cairo se caracteriza pela pureza das suas linhas e pela autenticidade dos materiais utilizados. A falta de decorações superficiais e a destreza no uso estrutural do betão armado serviram a construir um envelope leve, elegante e transparente.
A estrutura da torre é composta por um corpo central em betão armado, de quatro pilares periféricos e plataformas distribuídas ao longo da altura. Essas plataformas dão apoio ao envelope exterior feito de losangos em betão armado.
O motivo de losangos em betão armado que cobre a torre cresce mais e mais, dando a aparência de um movimento guiando o olhar para cima. As linhas que se entrelaçam ao longo da altura se abrem ligeiramente na parte superior, imitando uma flor de Lótus de inspiração faraônica.
Oito milhões de pequenos mosaicos que revestem as superfícies exteriores da torre foram escolhidos pela sua aparência e resistência às intempéries.
O granito rosa polido de Aswan, que era um material freqüentemente utilizado pelos antigos egípcios, foi o escolhido para a base da torre e para a escadaria principal.
No topo da torre, tem um restaurante giratório, uma cafeteria e um mirante com telescópios, oferecendo uma vista panorâmica de 360 graus de toda a cidade.
Construção
A construção da torre exigiu proezas arquitetônicas e técnicas para dar uma aparência de leveza a um edifício alto, mantendo sua imponência.
As linhas em losango, diferentes umas das outras, precisaram de cálculos complexos para sua concepção e as competências especiais para sua execução.
A torre repousa sobre uma laje de concreto cujas dimensões excedem o tamanho da base da torre e que vem apoiando-se na rocha a 25 metros de profundidade.
Uma equipe de 500 trabalhadores foi contratada para construir a Torre do Cairo .
Extratos do discurso de inauguração
Durante a inauguração da Torre do Cairo, Naoum Shebib pronunciou um discurso perante o representante do presidente Gamal Abd El Nasser, Senhor Eddin Hussein Kamal.
Pronunciamento:
"[...] Esta torre fica entre as torres de concreto das mais altas do mundo. Sua altura chega a 187 metros, 50 metros acima da Grande Pirâmide. [...] Nós consideramos os métodos mais modernos para a construção em betão armado. [...] O perímetro da torre é coberto com uma malha de losangos de betão que se estendem mais e mais, dando ao espectador a impressão de um movimento para cima, guiando o olhar para o céu. [...] Eu quero mencionar a coragem dos trabalhadores egípcios e sua paciência e habilidade para trabalhar numa grande altura, apesar das intempéries as quais estavam expostos. [...]"